Novembro Azul
Nov 11

Novembro Azul: Um Alerta ao Câncer de Próstata em Cães e Gatos!

Por Bruna Moura

O Novembro Azul já é uma campanha consagrada para o combate do câncer de próstata nos homens. Porém, o mês também atinge a conscientização contra a doença em cães e gatos. Estima-se que o câncer de próstata atinja 4% apenas da população canina, sendo mais comum quando os cachorros entram na “terceira idade”, por volta dos seis anos. Como no combate do câncer de mama nas cadelas, a castração e o check-up médico ainda é a melhor forma de prevenir a doença.

A próstata é uma glândula sexual localizada próxima à bexiga dos animais machos, e sua função é produzir fluido prostático, auxiliando na movimentação dos espermatozoides. A partir dos seis anos, essa glândula pode começar a aumentar, causando Hiperplasia Prostática. Mais comum em cães, o câncer de próstata atinge cerca de 80% dos cães não castrados, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Os principais sintomas do câncer de próstata em cães e gatos caracterizam-se pelo animal lamber o pênis em excesso, secreção, dores abdominais, dificuldade para defecar ou aumento na quantidade de xixi, anormalidade para andar e perda de peso.

Geralmente o tratamento contra o câncer de próstata em cães e gatos é a quimioterapia e remoção da próstata. Porém, é sempre melhor prevenir. A castração dos pets quando ainda são filhotes faz com que não haja desenvolvimento do tecido prostático, pois não há produção de testosterona. Consequentemente, o crescimento da próstata é inibido, evitando a formação do tumor.

Além da castração, é sempre importante estar atento aos sinais que seu bichinho mostra a você e levá-lo periodicamente ao médico veterinário para realizar um check-up, avaliando a saúde do mesmo. Até porque, quanto mais cedo é diagnosticada uma doença, maiores são as chances de cura do seu melhor amigo!

Inscreva-se e fique por dentro de novidades e promoções!